Consultório Hospital Albert Einstein Perdizes - Higienópolis

Rua Apiacás, 85 - Perdizes - São Paulo - SP  

CEP: 05017-020

Consultório Instituto de Ortopedia e Traumatologia HC-FMUSP

Rua Ovídio Pires de Campos, 333 Pinheiros

São Paulo - SP

Tel: 2151-8709

Tel: 3145-4050

Artroscopia de Ombro

A palavra artroscopia vem do Greco: arthro (articulação) e skopein (ver, olhar). Sendo a descrição literal como "olhar dentro da articulação". A artroscopia consiste em uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, em que o ortopedista faz uma pequena incisão de aproximadamente 2 cm no ombro do paciente e introduz uma pequena câmera (chamada artroscópio) na articulação do ombro. A câmera (artroscópio) produz uma imagem em tempo real que o cirurgião pode ver em um monitor, tendo assim uma visualização completa de todo interior do ombro.

Quando a artroscopia de ombro é recomendada?

A artroscopia de ombro é indicada em diversas doenças do ombro, principalmente, quando estas não respondem ao tratamento conservador. Tratamento conservador consiste em: repouso relativo, gelo, analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia.

Principais indicações são:

  • Rotura de um ou mais tendões do manguito rotador

  • Luxação de ombro

  • Lesão labral (tipo SLAP)

  • Osteoartrose glenoumeral

  • Síndrome do impacto subacromial

  • Tendinopatia ou rotura do tendão da cabeça longa do bíceps

Qual tipo de anestesia necessária para artroscopia de ombro?

A artroscopia de ombro é uma técnica minimamente invasiva de cirurgia que deve obrigatoriamente ser realizada em Centro Cirúrgico Hospitalar, o paciente é submetido a anestesia geral e em alguns casos um Bloqueio Anestésico do Braço pode ser associado para melhor controle álgido no pós-operatório. Na grande, maioria dos casos o paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte a cirurgia utilizando somente uma tipóia no ombro.

E depois da artroscopia? Sentirei muita dor?

A grande maioria dos pacientes recebe alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia. Irá para casa fazendo uso de analgésicos e anti-inflamatórios comuns, em alguns casos pode ser necessário associar analgésicos opiáceas para controle da dor. O paciente consegue realizar todos seus afazeres sem dificuldades utilizando somente uma tipóia no ombro.

Precisarei fazer fisioterapia após a artroscopia de ombro?

Sim. A fisioterapia pós-operatória é de grande importância no tratamento dos pacientes com lesão de manguito rotador, luxação recidivante de ombro e outras patologias do ombro que passam por uma cirurgia de ombro.