O que é uma fratura?

Fratura de qualquer osso significa uma perda de continuidade do tecido ósseo, isto é, quando um osso quebrou chamamos de fraturas. Na ortopedia, técnicamente, não subdividimos em: "trinca", "fissura" ou fratura. Mas muitas vezes utilizamos termos como "fissura" para descrever uma fratura sem desvio nenhum.

O que é consolidação óssea?

A consolidação óssea é o processo natural em que o nosso organismo irá reparar o tecido lesado. Quando ocorre uma fratura o nosso organismo se mobiliza para retirar os tecidos desvitalizados (osso, cartilagem) e construir um novo arcabouço ósseo. Através de mecanismo inflamatórios, de hipervascularização e nosso organismo leva para a região da fraturas proteínas e células que participarão da reconstrução óssea.

Existe algum alimento que acelere a consolidação óssea?

Até o momento não existe nenhum alimento que cause a aceleração da consolidação óssea. A orientação médica é uma alimentação balanceada e saudável. 

Fumo e etilismo prejudicam a consolidação óssea?

Sim. o tabagismo e o etilismo são dois fatores que prejudicam a consolidação óssea. Assim, todo paciente deve parar imediatamente esses hábitos.

Consultório Hospital Israelita Albert Einstein Perdizes - Higienópolis

Rua Apiacás, 85 - Perdizes

São Paulo - SP  CEP: 05017-020

Consultório Instituto de Ortopedia e Traumatologia HC - FMUSP

Rua Ovídio Pires de Campos, 333 - Pinheiros

São Paulo - SP

Consultório Hospital Israelita Albert Einstein Morumbi

Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi

São Paulo - SP CEP: 05652-900

Tel: 2151-8709

Tel: 3145-4050

botao-whatsapp.png